Livros

Interestelar

Sinopse: As reservas naturais da Terra estão chegando ao fim e um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand, Jenkins e Doyle, ele seguirá em busca de um novo lar

Resenha: Em Interestelar filme ou livro, os irmãos Nolan e o escritor Greg Keyes nos apresenta o planeta Terra onde as condições para a vida humana não são mais favoráveis, as tempestades de poeira ocorrem com bastante frequência e a produção de alimentos foi severamente prejudicada, pois as plantações foram tomadas por pragas.


“Cooper sentou-se na cama, encharcado de suor, e na sua cabeça, ainda tomada pelo sonho, ainda estava girando, sem ver nada através da névoa. Ofegante, sentia o ar entrando e saindo dos pulmões enquanto tentava controlar alguma coisa…” p. 11.


No campo da educação, esta também sofreu grandes mudanças, agora ela é básica e são pouquíssimos alunos selecionados para frequentar a faculdade, a maioria dos alunos acabam sendo designados para cuidar das fazendas, que ainda propiciam a sobrevivência humana. Entre as grandes mudanças advindas após as praga, tem o acordo de desarmamento entre os governos, fins de programas militares e espaciais, bem como parte da história é alterada, como a viagem do homem à lua.
Cooper é o personagem principal em Interestelar, pai de dois filhos (Tom e Murph), é viúvo e divide a responsabilidade de criar os filhos com o seu sogro (Donald). Cooper é engenheiro e ex-piloto da NASA, com todas as alterações que a Terra sofreu, ele acabou tomando conta da fazenda de Donald, porém, percebemos que ele nunca aceitou essa nova vida no campo e com a estagnação tecnológica.
Em certo dia, Cooper sai com seus dois filhos e algo inimaginável acontece, eles acabam encontrando um drone de vigilância da extinta força aérea indiana. A chegada desse artefato militar acaba gerando uma grande reviravolta na vida da família de Cooper. Após certos acontecimentos, incluindo uma caçada por fantasmas, o protagonista acaba descobrindo uma instalação secreta da NASA, onde cientistas, incluindo um velho amigo, buscam alternativas para a sobrevivência humana, entre as possibilidades, está a povoação de outro planeta.


“Uma luz ofuscante explodiu, e ele pôs as mãos no rosto para proteger os olhos. Uma voz se fez ouvir, estrondosa, áspera, artificial; eletrônica.” p. 50.


Após esses fatos é que começa o que considero a segunda parte do livro, onde Cooper vai explorar o universo juntamente com outros cientistas, enfrentando diversas dificuldades, como isolamento, saudades dos filhos, a possibilidade de não os ver mais, planetas inóspitos, buraco negro e divergências com seus companheiros de viagem, tudo em prol da humanidade, em busca da sobrevivência dos seus filhos.

Deixe um comentário